Habilitações a Ordem de Evangelho

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/004
Title type
Atribuído
Date range
1585 Date is certain to 1760 Date is certain
Dimension and support
12 m.l.
Extents
45 Maços
Scope and content
Contêm as petições dos habilitandos para se ordenarem de ordens de evangelho (diácono). Na maior parte das vezes os processos contêm em anexo as diligências para prima tonsura, ordens menores e até mesmo para as outras sacras (subdiácono e presbítero). Constam mandados, comissões e secretas do Provisor, Vigário Geral e Juiz das justificações de genere vigente na época (ocupando o mesmo os vários cargos), para os párocos ou os vigários da vara das paróquias, de onde eram naturais os impetrantes e os seus familiares, procederem à inquirição sobre a pureza de sangue e à inquirição de vida e costumes (inquirições de genere e inquirições de vita et moribus). Consta o parecer dos párocos sobre os habilitandos, o rol das testemunhas e as inquirições feitas às mesmas. Na maior parte das vezes e sempre que surgiam dúvidas sobre as naturalidades ou sobre o bom nome e pureza de sangue dos ascendentes dos habilitandos eram requeridas certidões de baptismo dos habilitandos, das de seus pais, dos avós paternos e maternos, bem como certidões de casamento. Constam algumas árvores genealógicas. Quando se habilitavam a ordens de evangelho impetravam, na maior parte das vezes, Breves Apostólicos de extra têmpora e de suplemento de idade (suprimento de idade), constam os originais. Os Breves eram sujeitos a avaliação e aceitação por parte do Cabido.

Contêm petições dos habilitandos para correr folha pelos escrivães do judicial das comarcas e pelos escrivães do juízo eclesiástico, a fim de lhes serem encontradas culpas, constam os despachos dos tabeliães. Ao longo dos processos constam Acórdãos da Relação Eclesiástica de Évora deliberando se os habilitandos possuíam os requisitos necessários para poder auferir as ordens que pediam e os despachos em como eram examinados e aprovados para exercer a mesma. Contêm declarações de priores, reitores de conventos e outros em como os habilitandos tinham exercitado as ordens com presteza, nas suas igrejas ou conventos.







Tipologia e suporte: Série constituída por 396 Processos
Access restrictions
Documentação de consulta livre excepto se a mesma se encontrar em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Documentação de consulta livre excepto se a mesma se encontrar em mau estado de conservação.
Language of the material
Português e latim
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE ÉVORA - [base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Disponível no sítio web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização permanente.
Creation date
27/12/2010 00:00:00
Last modification
06/12/2016 15:41:03
Record not reviewed.