Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula apostólica de dispensa matrimonial, apresentada ao Vigário Geral deste Arcebispado a favor de Paulo Conde e de Maria Nunes, naturais de Cabeção.

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/B/001/00023
Title type
Atribuído
Date range
1733 Date is certain to 1733 Date is certain
Dimension and support
papel e pergaminho
Extents
30 Folhas
Biography or history


As suas funções são essencialmente financeiras. Adquire funções judiciais, mas só no século XV começa a ter plenos poderes.

A partir desta data e até final do século XVIII foi uma instituição de grande importância.

Em 1831, porém, perdeu grande parte das suas atribuições judiciais e, em 1870, esta decadência mais se acentuou com a extinção dos Estados Pontifícios.

No Arquivo Histórico da Câmara Eclesiástica de Évora, existem documentos muito importantes, não só para a história da Arquidiocese, como também para a história de toda a Região.

Fonte imediata de aquisição ou transferência: Alguma documentação do Arquivo Histórico da Câmara Eclesiástica de Évora, encontra-se em depósito no Arquivo Distrital de Évora. Ao que se supõe, terá vindo a monte, devido a uma invasão ao Paço Arquiepiscopal que decorreu no ano de 1910, aquando da implantação da República.

A documentação é muito variada, destacando-se nela processos relacionados com diversas Ordens do seguinte modo: De Genere, Menores, Tonsura, Missa, Epístola, Evangelho. Existe também documentação diversa: Dispensas matrimoniais, Parentesco, Património, Breves e Bulas sobre diversos assuntos, entre outra, que se encontra ainda por inventariar.

Scope and content
Contém: Bula Apostólica, petição, rol de testemunhas...

fls. 2v contém selo de chapa, (com desenho de um cão) e selo de timbre com desenho de um pássaro, fls. 27 selo de chapa.

Tipologia e suporte: papel e pergaminho
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Pç. 23 Cxª1
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
O documento encontra-se em razoável estado de conservação, o processo está completo.
Creation date
23/05/2011 00:00:00
Last modification
06/10/2023 16:14:41