Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro de registos de óbito

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/ADEVR/PRQ/RMZ04/003/0014
Title type
original
Date range
1868 Date is certain to 1868 Date is certain
Dimension and support
1Lv. (30 fl.: 23 fl. ms. num., 7 fl. em branco num.); encadernação em cartão.
Extents
1 Livros
Biography or history
Também denominado Santo António de Reguengos. Pertencia ao termo de Monsaraz, em terrenos da Casa de Bragança e depois da coroa (a partir de 1640), com os nomes de Reguenguinho, Mon Real. Desenvolve-se um núcleo populacional originário da futura aldeia nova dos Reguengos, mais tarde Vila Nova de Reguengos e posteriormente Reguengos de Monsaraz. O crescimento desta pequena povoação deveu-se em muito à iniciativa dos seus moradores, particularmente no que diz respeito ao artesanato laneiro e à grande lavra das vinhas o que viria a dar origem à criação de uma nova Freguesia, em 1752. A aldeia dos Reguengos fora primitivamente de invocação a Nossa Senhora da Caridade. Era formada pelos núcleos populacionais de Reguengos de Cima e de Reguengos de Baixo. Na povoação de Reguengos de Baixo achava-se a sede da paróquia, à qual servia de Matriz a ermida de Santo António, padroeiro da freguesia. Estas populações constituíram as bases elementares da "Vila Nova de Reguengos", criada por Carta de Lei de 1840, facto inserido no mesmo processo de transferência da sede do Concelho de Monsaraz para Reguengos.

O Concelho de Reguengos de Monsaraz, criado no século XIX, deriva assim do antigo Concelho de Monsaraz. Em 1838 dá-se a primeira mudança de Monsaraz para Reguengos mas, só em 1851, o concelho fixa definitivamente a sua sede, criando o concelho tal como hoje existe.

Reguengos em 1839 pertence à Comarca de Elvas e em 1852 aparece como Comarca.

A freguesia de Reguengos de Monsaraz é composta pelos seguintes aglomerados: Reguengos de Monsaraz, Perolivas, Gafanhoeiras e Caridade.

O orago é Santo António.
Scope and content
Contém registos de óbito.
Access restrictions
Documento de consulta condicionada.
Physical location
Lv. 65, Cx. 6
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
O livro está em estado razoável.
Type of container
Livro
Alternative form available
Existe um livro duplicado.
Creation date
17/01/2011 00:00:00
Last modification
13/05/2016 12:30:43