Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Lobo, filho de Fernando Rodrigues Lobo e de Maria da Fonseca, natural de Borba, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01009
Title type
original
Date range
1704 Date is certain to 1706 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (163 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando era graduado e licenciado em Filosofia na Universidade de Évora. Leccionava Latim publicamente, com licença do Arcebispo, junto à Igreja de São Tiago. Foi denunciado de ser mulato por parte da avó materna, mas foi dispensado do impedimento.

Consta inquirição “de genere” que se fez na vigararia de Borba, a favor do habilitando, por comissão do Dr. José Borges de Barros, Provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, as escrituras de dote para ordens sacras que lhe fizeram seus pais e seu tio o Dr. Manuel Lopes Prezado e esposa, e os títulos das fazendas pertencentes ao mesmo, datam de 1689 a 1698, os editais do património afixados na Igreja de São Bartolomeu de Borba e na Sé da cidade de Évora e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve Apostólico, do Papa Clemente XI, de extra têmpora para todas as ordens sacras (em pergaminho); carta de adito para a paróquia de São Pedro da cidade de Évora.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1009, Mç. nº 43
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Os primeiros fólios estão fragilizados.
Creation date
26/01/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:26