Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Barradas de Miranda, filho de João de Miranda e de Luzia Barradas, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01010
Title type
original
Date range
1704 Date is certain to 1706 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (156 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando era Mestre em Artes. A mãe do habilitando era boticária do Santo Ofício da Inquisição. Foi denunciado de ser mulato por parte da avó materna, mas foi dispensado por ser já fora do 4º grau.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na cidade de Évora e no Bispado de Coimbra, a favor do habilitando, por comissões e requisitória do Dr. José Borges de Barros, Provisor das justificações “de genere" do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, uma petição do suplicante para que fosse aceite, para se ordenar, um benefício curado na Igreja de Santo Antão que a que renunciara seu tio o Padre João Barradas, a escritura de dote que lhe fez sua mãe e os títulos das fazendas pertencentes ao mesmo, datam de 1680 a 1687, o edital do património afixado na Sé da cidade de Évora e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve Apostólico, do Papa Clemente XI, de extra têmpora para todas as ordens sacras; carta de prima tonsura e ordens menores; carta de adito para a paróquia de Santo Antão da cidade de Évora.



Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1010, Mç. nº 43
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
26/01/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:26