Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Dionísio Gonçalves Calvão, filho de Domingos Gonçalves Calvão e de Francisca Simões, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01021
Title type
original
Date range
1705 Date is certain to 1737 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (48 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O pai do habilitando era Familiar do Santo Ofício da Inquisição. Consta, a pedido do mesmo, a certidão da Carta de Familiar do Santo Ofício. Consta inquirição “de genere” que se fez na cidade de Évora, a favor do habilitando, por comissão do Dr. José Borges de Barros, Provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; a justificação do habilitando em como era filho único; Breve Apostólico, do Papa Clemente XII, de extra têmpora para todas as ordens (em pergaminho), data de 1737; carta de adito para a paróquia de São Pedro da cidade de Évora.

O Dionísio Gonçalves Calvão habilitou-se aos dois últimos graus de ordens menores e ordens sacras no ano de 1737, em virtude de assim lhe ser exigido para tomar posse de uma coadjutoria a que renunciara o quartanário Francisco Gonçalves Calvão.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1021, Mç. nº 44
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
27/01/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:27