Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Rodrigues Vinagre, filho de Simão Silveiro e de Isabel Rodrigues Vinagre, natural de Vila Viçosa, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01608
Title type
original
Date range
1721 Date is certain to 1746 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (135 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando ficou impedido de receber as ordens por fama de cristão novo por parte do avô paterno, Francisco Martins Maduro, e por fama de mulato por parte da avó paterna, Brites Lopes, e da avó materna, Maria Dias.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na vila de Vila Viçosa, a favor do habilitando, por comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

No ano de 1745 o habilitando era médico do partido da vila de Olivença e casado. Existem várias petições que o mesmo fez, com o objectivo de provar que o impedimento de cristão novo era falso, entre elas constam: uma petição requerendo que se procedesse a justificação de testemunhas em que constasse que seu avô Francisco Martins Maduro era irmão de António Martins Maduro, que por sua vez era avô de Angêla Rodrigues, viúva de Cristovão Gonçalves lavrador que fora no Monte da Rebola, no termo de Elvas (contém a referida justificação); petição da certidão de baptismo de António Martins Maduro e a petição da certidão da verba do testamento com que faleceu o mesmo.

Consta uma árvore genealógica do pai do habilitando em que prova ter familiares clérigos (fl. 85) e uma petição de Domingos Gonçalves, filho de Cristovão Gonçalves e de Ângela Rodrigues, requerendo uma certidão da sua Carta de Familiar do Santo Ofício.

Em Acordão da Relação Eclesiástica de 18 de Julho de 1746 foi deliberado que se tinha provado ser falso o impedimento de cristão novo mas manteve-se o impedimento da fama de mulato por parte de suas avós.



Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1608, Mç. nº 108
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
14/03/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:57