Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Florêncio Ribeiro de Matos, filho de José Ribeiro e de Luísa Teresa, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens de epístola

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02215
Title type
original
Date range
1732 Date is certain to 1739 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (164 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram nas freguesias de Alviobeira (ou Albiobeira), de Nexebra, ambas do termo da vila de Tomar, e na freguesia de Nossa Senhora das Areias, termo da vila das Pias, e na vila de Benavente, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Benavente, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Ávares Cidade e do Dr. José Cardoso Gião, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de doação para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Matriz da vila de Benavente.

Consta uma certidão em como o habilitando era irmão inteiro de Baltazar Correia Lobato e que o mesmo era soldado. O habilitando também foi recrutado para soldado e, segundo os documentos do processo, o Capitão Mor da vila de Benavente chegou a pôr homens à porta da casa do mesmo para o pai o entregar. Consta uma petição de António Gonçalves Couteiro, tio do habilitando, requerendo que fosse o dito seu sobrinho desobrigado de servir no exército alegando que o pais até se encontrava em paz. Na mesma petição consta um despacho que refere ser o habilitando da familia do Infante D. António (filho de D. Pedro II).

Consta o Acordão da Relação Eclesiástica em que delibera possuir o habilitando os requisitos para ordens de epístola mas também que o mesmo tinha de esperar até às primeiras têmporas.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2215, Mç. nº 161
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
05/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:28