Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Teotónio Jácome Sardinha, filho de António Álvares Sardinha e de Antónia Maria de Moura, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02309
Title type
original
Date range
1732 Date is certain to 1736 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (88 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando era colegial no Real Colégio de Vila Viçosa. Ficou impedido de auferir ordens menores por fama de cristão novo por parte do avô materno Miguel Rodrigues. Alegou que o dito avô não era filho de Francisco Rodrigues, natural da vila de Estremoz, descendente de famílias com fama de cristãos novos, mas sim de um Francisco Rodrigues natural da vila da Sertâ, do Priorado do Crato. Após novas inquirições "de genere" ficou provado infundado o impedimento.

Constam inquirições "de genere" que se fizeram na cidade de Elvas e na vila de Estremoz, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na freguesia de Santa Vitória do Ameixial e na cidade de Évora, por requisitórias e comissões Dr. Manuel Álvares Cidade e do Dr. José Cardoso Gião, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

Apesar do Acordão da Relação Eclesiástica julgar o habilitando apto para receber as ordens pretendidas não consta deferimento em como foi examinado e aprovado para as mesmas.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2309, Mç. nº 169
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
23/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:33