Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Inácio de Abreu, filho de José de Abreu Cabaço e de Teresa de Jesus, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02436
Title type
original
Date range
1738 Date is certain to 1740 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (211 fls.), em papel.
Scope and content
O pai do habilitando era capitão. Constam os autos de justiifcação de fraternidade do habilitando com João de Abreu Cabaço, seu irmão por parte do pai, habilitado pela Relação Eclesiástica de Évora (ver PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01498). Constam inquirições "de genere" que se fizeram nas freguesias de Santa Vitória do Ameixial e de Santo Estevão, ambas do termo de Estremoz, por comissões do Dr. José Cardoso Gião, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

O habilitando ficou impedido de auferir ordens menores por fama de cristão novo por parte da avó materna Maria Martins Calha, filha de António Rodrigues, avô de Tomás da Silva Mendes que se habilitou a ordens menores no ano de 1717, ficou impedido de receber as mesmas (ver PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01472). O habilitando apresentou documentos comprovativos e revogatórios do impedimento. Entre outros documentos constam a árvore genealógica da ascêndencia materna (fl. 67), várias certidões de baptismo e casamento, certidões dos inventários de partilhas que se fizeram por falecimento de António Rodrigues, bisavô materno do habilitando, e de Domingos Fernandes, 4º avô do mesmo, a certidão da escritura de dote para ordens que fizeram João Rodrigues Cativo e Isabel Barradas a seu filho o Padre João Barradas, consta o traslado dos autos de justificação de pureza de sangue de Tomás da Silva Mendes, que se fizeram por petição do mesmo no ano de 1718, consta os autos de devassa que se fizeram por falecimento de António Rodrigues, data de 1685, um traslado de uma sentença crime de António Rodrigues, de 1675.

No final apesar do Acordão da Relação julgar o habilitando apto para receber as ordens requeridas não consta despacho em como foi examinado e aprovado nas mesmas.

Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2436, Mç. nº 178
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem pequenos rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
16/06/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:40