Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de António de Mira, filho de Manuel de Mira e de Inês Maria, natural de São Bento do Mato, termo de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02462
Title type
original
Date range
1737 Date is certain to 1754 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (281 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram nas freguesias de Nossa Senhora de Machede e de São Bento do Mato, ambas do termo de Évora, na vila do Vimieiro, na vila de Pavia e nas freguesias da Igrejinha e de São Gregório, do termo de Arraiolos, e na freguesia de São Marcos da Reigadinha, Bispado de Viseu, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na freguesia de São Bento do Mato e na cidade de Évora, por comissões e requisitória do Dr. José Cardoso Gião, Frei Jerónimo de São José e do Dr. Dionísio Gonçalves Calvão, provisores das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez o habilitando a si mesmo, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Sé de Évora; Breves de extra têmpora, do Papa Bento XI, para ordens de evangelho; e os documentos inerentes para receber ordens de missa (secretas, comissõs e mandados, a favor do habilitando, para se proceder à justificação de "vita et moribus" do mesmo para se ordenar e as inquirições respectivas).

Quando se habilitou a ordens de presbítero era ecónomo na Colegiada de São Pedro de Évora Monte.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2462, Mç. nº 180
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos e com trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos. Os fólios 278 e 279 estão descosidos.
Creation date
20/06/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:41