Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Miguel de Oliveira, filho de Manuel de Amaral e de Maria de Oliveira, natural de Évora, para ser admitido a ordens menores e sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00042
Title type
Atribuído
Date range
1689 Date is certain to 1690 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (83 fls.), em papel.
Scope and content
Contém inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Montemor-o-Novo e na freguesia de Ribeiradio, termo do Bispado de Viseu, a favor do habilitando, por comissões, secretas e requisitória do Dr. Manuel de Oliveira Pinto, desembargador da Relação Eclesiástica e provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Contém um Breve Apostólico concedendo mercê ao habilitando para poder ordenar-se extratêmpora de todas as ordens durante a vacatura da Sé de Évora, fazendo as devidas diligências no ordinário vizinho (fl. 76). Consta a carta precatória requisitória expedida pelo Dr. Sebastião Vidigal, provisor e vigário geral do Bispado de Portalegre, para a cidade e Arcebispado de Évora, afim para se fazerem as diligências "de genere" e "vita et moribus" na mesma cidade. Constam as inquirições que se fizeram por comissões e secretas de Frei Bernardino de Santo António, Bispo de Targa, deputado do Santo Ofício da Inquisição da cidade de Évora, comissário da Bula da Santa Cruzada, presidente da Relação Eclesiástica e e provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta a escritura de dote para ordens e património, que fez o pai do habilitando, de umas casas sitas na Rua dos Mercadores da cidade de Évora. Contém o auto de posse do património doado e o auto de avaliação e visita do mesmo, que fizeram os administradores do concelho.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 3, Proc. nº 42
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
18/01/2012 17:05:27
Last modification
01/03/2024 12:18:39