Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Manuel Fernandes Profeta, filho de Manuel Fernandes Profeta e de Catarina Mendes, natural de Terena, para ser admitido a ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00044
Title type
Atribuído
Date range
1698 Date is certain to 1705 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (203 fls.), em papel.
Scope and content
Contém inquirições "de genere" e de "vita et moribus"que se fizeram emTerena, em Elvas, no Redondo e em Vila Viçosa, a favor do habilitando, por comissões, secretas e requisitórias do Dr. Vicente Amado de Brito e do Dr. José Borges de Barros, desembargadores da Relação Eclesiástica e provisores das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

O habilitando ficou impedido de auferir ordens menores por fama de mulato e cristão novo por parte da avó paterna, Isabel de Barros, e por fama de mulato por parte da avó materna, Brizida Gonçalves.

Contém inquirição "de genere" que se fez na cidade de Lisboa por requisitória do Dr. José Borges de Barros, desembargador da Relação Eclesiástica e provisores das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora, em que foi inquirido o Padre André Cordeiro Vinagre, natural de Elvas e cura que fora na vila de Terena, sobre a avó paterna do habilitando. Após as inquirições para justificar a denuncia não foi provado o impedimento por parte da avó paterna. Ficou dispensado do impedimento por parte da avó materna.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 3, Proc. nº 45
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável. Falta o fl. 1 e o fl 46.
Creation date
19/01/2012 16:12:37
Last modification
01/03/2024 12:18:39