Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Jorge José de Melo, filho ilegítimo de António José de Melo, natural de Lisboa, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00050
Title type
Atribuído
Date range
1702 Date is certain to 1718 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (147 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Contém uma Sentença Apostólica de legitimação para todas as ordens e benefícios, a favor de D. Jorge José de Melo, passada pelo Dr. Sebastião Monteiro David, protonotário apostólico, prior da Igreja de Santa Marinha da cidade de Lisboa, arcebispo eleito da cidade da Baia e desembargador da Relação Eclesiástica da cidade de Lisboa. Na mesma consta o traslado do Breve Apostólico, do Papa Clemente XI, de dispensa do impedimento da ilegitimidade. Constam os autos de justificação de domicilio do habilitando. Por acordão da Relação Eclesiástica foi deliberado que possuia os requisitos para compatriota do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens, que fez o pai do habilitando, de uma quinta em Cacilhas no termo de Almada. O habilitando pediu para sub-rogar a Herdade de Vale de Correia, sita na freguesia de Nossa Senhora da Tourega, pela quinta que o pai lhe dotara no termo de Almada. Consta o traslado do processo de sub-rogação do património e as diligências de visita e avaliação do mesmo no termo de Almada, por requisitória do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Constam inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora, por comissões e secretas do Dr. José Borges de Barros. Contém um Breve Apostólico, do Papa Clemente XI, concedendo mercê a D. Jorge José de Melo para ser ordenado de ordens de subdiácono, diácono e presbítero (fl. 128). Consta a certidão de baptismo do pai do habilitando.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 3, Proc. nº 51
Language of the material
Português e latim
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável. Falta o fl. 1 e o fl. 2.
Creation date
24/01/2012 15:13:51
Last modification
01/03/2024 12:18:40