Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de André Gonçalves, filho de João Gonçalves e de Maria das Neves, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00051
Title type
Atribuído
Date range
1703 Date is certain to 1705 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (275 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Montemor-o-Velho, Bispado de Coimbra, por comissões do Dr. António Teixeira Álvares, cónego da Sé de Faro, professor na Universidade de Coimbra, deputado do Santo Ofício e provisor das justificações "de genere" da mesma cidade, em virtude da requisitória emanada pelo Dr. Vicente Amado de Brito, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Constam inquirições "de genere" e de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Montemor-o-Novo e na cidade de Évora, por comissões e secretas do Dr. Vicente Amado de Brito, do Dr. José Borges de Barros e do Dr. Paulo Álvares da Costa, provisores das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens que fez o habilitando a si mesmo, das fazendas que lhe deixou em testamento seu padrinho Manuel Álvares Vaz, o traslado do testamento do mesmo, o edital do património afixado na Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, as diligências de visita e avaliação do património. Constam as cartas de ordens menores e de subdiácono.

No fl. 208 consta o Breve de Sua Santidade, o Papa Clemente XI, para se ordenar extra Têmpora de ordens de evangelho e missa.

Só consta deferimento para se matricular para ordens de evangelho.



Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 4, Proc. nº 52
Language of the material
Português e latim
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável. Falta o fl. 1.
Creation date
25/01/2012 11:57:42
Last modification
01/03/2024 12:18:40