Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de José Madeira, filho de Manuel Afonso e de Ana Dias, natural de São Miguel de Machede, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00052
Title type
Atribuído
Date range
1703 Date is certain to 1709 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (114 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora e na freguesia de São Miguel de Machede, por comissões e secretas do Dr. André Rodrigues Madeira e do Dr. José Borges de Barros, provisores das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, uma Sentença Apostólica de pensão anual de 60 mil réis impostos na quartanária na Sé da cidade de Évora, que possuia o Padre Francisco Gonçalves Calvão, e na qual estava colado o habilitando, a escritura de dote para património que fez a si mesmo o habilitando da dita pensão, o edital do património afixado na Sé de Évora, as diligências de avaliação do património.

Contém dois Breves de Sua Santidade, o Papa Clemente XI, um de suplemento de idade e outro de extra têmpora para se ordenar de ordens de evangelho e missa (fl 163, fl. 169).

O processo encontra-se incompleto. Faltam as inquirições "de genere".

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 4, Proc. nº 53
Language of the material
Português e latim
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Related material
Diligências de inquirição de pureza de sangue, a favor de José Madeira, que se fizeram no ano de 1698. Ver PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/010/00056.
Creation date
25/01/2012 14:46:12
Last modification
01/03/2024 12:18:40