Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de João Gomes Broa, filho de Lourenço Gomes Broa e de Maria Gonçalves, natural de Sousel, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00068
Title type
Atribuído
Date range
1703 Date is certain to 1709 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (330 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições “de genere”, a favor do habilitando, que se fizeram na freguesia de Casal Comba, Bispado de Coimbra, na vila do Cano, na vila de Sousel e na freguesia de São Bento do Cortiço, termo de Estremoz, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Sousel e na cidade de Évora, por secretas, comissões e requisitória do Dr. Vicente Amado de Brito e do Dr. José Borges de Barros, provisores das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Nas primeiras inquirições "de genere" feitas em Sousel foi denunciado que o avô paterno do habilitando, António Gomes Boa, era cristão Novo. Após novas inquirições ficou provado ser falso o impedimento.

No fl. 176 constam umas deligências "de genere" que se fizeram na vila de Fronteira, no ano de 1645, a favor de Manuel Fernandes Broa, natural de Fronteira e morador na vila de Sousel, filho de Sebastião Gomes e de Leonor Mendes, filha de Estêvão Gonçalves e de Brites Vaz (encontra-se em mau estado de conservação).

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras, que fez Catarina Brás ao habilitando, madrinha do mesmo, de umas casas na Rua Direita na vila de Sousel, um olival no posto dos Bugalhos e a quarta parte de vinte homens de vinha no posto de Vila Sara; a escritura de dote que fez o habilitando a si mesmo dos bens que lhe ficaram por doação e Catarina Brás; a escritura de dote que fizeram os pais do habilitando de três partes de vinte homens da vinha no sítio de Vila Sara, um olival no posto dos Bugalhos, coutos da vila de Sousel, um ferragial com oliveiras no posto da Corredoura e umas casas com lagar e adega na Rua Direita, da mesma vila; o edital do património afixado na Igreja Matriz da vila de Sousel e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens sacras.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 6, Proc. nº 70
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Possui fólios fragilizados.
Creation date
02/02/2012 11:45:28
Last modification
01/03/2024 12:18:41