Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Martinho Correia da Silva (ou Martim Correia da Silva), filho de Manuel da Gama de Sande e de Maria Madalena Antas, natural de Estremoz, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00069
Title type
Atribuído
Date range
1705 Date is certain to 1708 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (215 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições “de genere”, a favor do habilitando, que se fizeram na vila de Estremoz, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na mesma vila e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. Paulo Álvares da Costa e do Dr. José Borges de Barros, provisores das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras, que fizeram a mãe, os irmãos António Pais de Sande e Brites da Gama da Silva, e o habilitando a si mesmo, de 60 mil réis numa morada de casas com lagar de azeite na Fronteira do Tanque, de 100 mil réis numa morada de casas com forno de cozer pão na Rua de Frei Nuno, de 42975 réis que ficaram ao habilitando da legítima de seu pai; a certidão do inventário e partilhas que se fizeram por falecimento do pai do habilitando; o edital do património afixado na Igreja de Santo André da vila de Estremoz e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens sacras e Carta de Adito na Igreja de São Pedro da cidade de Évora.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 6, Proc. nº 71
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Faltam os primeiros quatro fólios mas, de uma maneira geral, encontra-se em estado razoável.
Creation date
02/02/2012 14:38:59
Last modification
01/03/2024 12:18:41