Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Luís Fragoso de Barros, filho de Manuel Fragoso de Barros e de Brites de Vila Lobos e Vasconcelos, natural de Viana do Alentejo, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00071
Title type
Atribuído
Date range
1705 Date is certain to 1713 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (160 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições “de genere” que se fizeram na vila de Viana do Alentejo, na vila das Alcáçovas e na vila de Vila Nova da Baronia, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Viana do Alentejo, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para clérigo, que fez a mãe do habilitando, de 3 moios e meio de pão de renda por ano na Herdade do Monte dos Touros; da certidão das partilhas que se fizeram entre os pais do habilitando e os seus tios, por falecimento de Maria Calada Alfange, avó materna do mesmo; a certidão da escritura de arrendameto da Herdade do Monte dos Touros, que fez a mãe do habilitando a João Baptista; o edital do património afixado na Igreja Matriz da vila de Viana do Alentejo e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens sacras e Breve de suplemento de idade para ordens de missa.

Consta a Carta de subdiácono e Diácono.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 7, Proc. nº 73
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Faltam o primeiro fólio. Contém trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
02/02/2012 15:08:45
Last modification
01/03/2024 12:18:41