Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Colaço, filho de António Fernandes da Costa e de Josefa Colaço, natural de Lisboa, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00072
Title type
Atribuído
Date range
1701 Date is uncertain to 1709 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (130 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando estava recolhido na Congregação do Oratório de Nossa Senhora da Conceição, na vila de Estremoz, e requereu que se fizesse as suas deligências “de genere” para servir nos ministérios da mesma congregação.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na freguesia de Limões, termo da vila de Cerva, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga, em Aveiro, Bispado de Coimbra, e na freguesia de São Lourenço de Carnide, termo da cidade de Lisboa, por requisitórias do Dr. Vicente Amado de Brito e do Dr. José Borges de Barros, provisores das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Constam os autos de justificação que fez o habilitando para ser compatriota do Arcebispao de Évora.

Constam inquirições de "vita et moribus” que se fizeram na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram João Colaço e sua mulher Catarina Marques, tios do habilitando, de uma morada de casas na Rua da Mesquita, com obrigação à Confraria das Almas de Santa Marta, e uma morada de casas na Rua do Megué, ambas na cidade de Évora; o edital do património afixado na Sé da cidade de Évora e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens sacras.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 7, Proc. nº 74
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável. Os fólios 80 e 81 estão soltos.
Creation date
03/02/2012 10:15:02
Last modification
01/03/2024 12:18:41