Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Luís Gonçalves Catela, filho de Luís Gonçalves e de Brazia Catela, natural de Vimieiro, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00079
Title type
Atribuído
Date range
1706 Date is uncertain to 1713 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (226 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Sousel, na vila de Évora Monte e na vila do Vimieiro, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram no Vimieiro e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora. Consta o traslado das inquirições "de genere" de Matias Catela Velho, avô materno do habilitando, que se fizeram no ano de 1669.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, as certidões das verbas dos inventários de folha de partilha que se fizeram por falecimento dos pais do habilitando, em que coube ao mesmo umas casas na Rua do Açougue, na vila do Vimieiro, um quinhão de terra em cerca tapada com seu olival, junto á cerca de São Pedro, coutos da dita vila; a cópia da escritura de dote para ordens sacras, que fez a si mesmo o habilitando, das fazendas que lhe ficaram por falecimento dos pais; edital do património afixado na Igreja do Vimieiro e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Contém a carta de diácono do habilitando e todos os documentos inerentes para receber ordens de missa (secretas e comissões, a favor do habilitando, para se proceder a justificação de "vita et moribus" para se ordenar e as inquirições respectivas, passadas por D. Diogo da Anunciação Justiniano).
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 8, Proc. nº 81
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Faltam os fl. 1, 2 e 3. Alguns fólios encontram-se fragilizados pela acidez da tinta. Possui rendilhados provocados pela acção do bicho.
Creation date
03/02/2012 15:32:59
Last modification
01/03/2024 12:18:41