Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel Gonçalves, filho de João Gonçalves Serrano e de Catarina Antunes, natural da freguesia de Rapa, termo de Celorico da Beira, Bispado da Guarda, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00080
Title type
Atribuído
Date range
1706 Date is uncertain to 1709 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (161 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando era Familiar do Santo Ofício da Inquisição, consta o traslado da Carta de Familiar do Santo Ofício no processo. O pai servia na Praça de Mourão como soldado da Companhia de éguas e João Gonçalves, irmão do habilitando também era soldado do Rei. Constam os autos de justificação a favor do habilitando para compatriota do Arcebispado de Évora.

Constam inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Mourão e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez a si mesmo o habilitando de um quinhão numas casas na Rua da Granja, chamadas Casas Novas, na vila de Mourão, que lhe ficaram por falecimento do pai; a escritura de dote que fez a mãe do mesmo da terça que lhe ficou por falecimento de seu marido, da Herdade de Vila Real e de uma vinha no sítio de Maria Vicente, na vila de Mourão; edital do património afixado na Igreja de Mourão e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta o Breve de extra têmpora, a favor do habilitando, do Papa Clemente XI, para ordens de evangelho e missa.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 8, Proc. nº 82
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Falta o fl. 1 e o fl. 162 está solto mas, de uma maneira geral, o processo encontra-se em estado razoável
Creation date
03/02/2012 16:27:38
Last modification
01/03/2024 12:18:41