Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Domingos Carvalho, filho de Domingos Carvalho e de Maria Rodrigues, natural de Vila Viçosa, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00082
Title type
Atribuído
Date range
1706 Date is uncertain to 1708 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (204 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam os autos de justificação de fraternidade do habilitando com o Padre Manuel Carvalho. O pai do habilitando foi almocreve em Lisboa.

Constam inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Vila Viçosa e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras, que fez o pai do habilitando, de um forno de cozer pão na Rua de Santo António e uma courela de vinha no sítio das Fontainhas, ambas em Vila Viçosa; a escritura de dote que fez a si mesmo o habilitando, da legítima que lhe ficou de sua mãe, de um quinhão de casas na Rua da Fonte Grande na mesma vila; a sentença de folha de partilhas que se fizeram por falecimento da mãe do mesmo; os editais do património afixados na Igreja Matriz e na Igreja de São Bartolomeu de Vila Viçosa e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta o Breve de extra têmpora, a favor do habilitando, do Papa Clemente XI, para ordens de evangelho e missa e carta de adito para a Igreja de Santo Antão da cidade de Évora.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 8, Proc. nº 84
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável
Creation date
06/02/2012 15:02:06
Last modification
01/03/2024 12:18:42