Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João da Costa, filho de Francisco Gonçalves e de Maria Gomes, natural de Évora, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00086
Title type
Atribuído
Date range
1707 Date is uncertain to 1718 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (110 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na freguesia de Fontelonga, termo de Ansiães, Arcebispado de Braga, e na cidade de Évora, por requisitória, secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na mesma cidade, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros e do Dr. Manuel Álvares Cidade.

Consta a certidão passada por Manuel Lopes Coelho, escrivão da Relação e Auditório Eclesiástico e escrivão dos armazéns e mantimentos da praça da cidade de Évora, em como Manuel Gomes (irmão do habilitando), mestre carpinteiro do Trem na dita cidade, estava ao serviço do Rei servindo no mesmo Trem.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras, que fez ao habilitando o Padre Álvaro da Silva, de uma morada de casas na Rua dos Mercadores na cidade de Évora, com a condição de o habilitando as restituir quando estivesse de posse de um benefício curado na Sé; o edital de património afixado na Igreja de Santo Antão de Évora e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, a favor do habilitando, do Papa Clemente Xi, para ordens de epístola, de evangelho e de missa.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 8, Proc. nº 88
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O primeiro fólio está fragilizado mas, de uma maneira geral, o processo está em estado razoável.
Creation date
07/02/2012 15:37:12
Last modification
01/03/2024 12:18:42