Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de José Gomes Carrola, filho de Manuel Gomes Reales e de Maria da Silva, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a ordens menores e sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00090
Title type
Atribuído
Date range
1708 Date is uncertain to 1709 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (187 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Montemor-o-Novo, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na mesma vila e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras, que fizeram Antónia Lopes, viúva de Diogo Vidigal, tia do habilitando, Maria Lopes Reales e Luísa da Silva, avós paterna e materna do mesmo, de dois olivais no sítio do Outeiro da Conceição, coutos da vila de Montemor-o-Novo, de 3 mil réis de renda nas casas onde morava a avó paterna, no terreiro dos Álamos, e de 1500 réis de foro numa vinha no sítio da Poupa, coutos da dita vila, que pagava José Gomes; a certidão do inventário e folha de partilhas que se fizeram por falecimento de Diogo Vidigal; o edital de património afixado na Igreja de Nossa Senhora do Bispo e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, a favor do habilitando, do Papa Clemente Xi, para ordens de epístola, de evangelho e de missa, e Breve de suplemento de idade para ordens de missa.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 9, Proc. nº 92
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Faltam os fólios 1, 2 e 3. Alguns fólios encontram-se queimados e corroídos pela acidez da tinta.
Creation date
08/02/2012 12:29:36
Last modification
01/03/2024 12:18:42