Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADEVR/MIS/SCMMMN
Title type
Atribuído
Date range
1864-01-01 Date is certain to 1910-03-27 Date is certain
Dimension and support
11 liv., papel.
Biography or history
A impulsionadora das misericórdias em Portugal foi a rainha D. Leonor, esposa de D. João II. Frei Miguel de Contreiras, religioso da Ordem da Santíssima Trindade, foi o executor da vontade da mesma, instituindo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no ano de 1498. D. Manuel I, irmão da rainha, favoreceu e ampliou a instituição concedendo-lhe protecção e privilégios, instituindo à sua semelhança outras por todo o reino. A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo foi instituida por D. Manuel I no ano de 1499, na Rua dos Carvoeiros (actualmente Rua de Teófilo Braga) ocupando as instalações da Confraria da Irmandade dos Fiéis de Deus. O primeiro provedor foi Rui Mendes Gago, Juiz da dita confraria.

As misericórdias, como instituições de caridade, intentavam aplicar e executar obras de piedade, tanto espirituais como corporais, como ensinar os simples, dar bons concelhos a quem pedisse, perdoar os pecadorese, rogar pelos vivos e pelos mortos, visitar e cuidar de presos, curar doentes, dar de comer a famintos, dar de beber a quem tivesse sede, albergar os peregrinos e pobres e enterrar os defuntos.

Acquisition information
Documentação transferida da Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Novo a 16 de Março de 1999 e do Instituto dos Registos e Notariado de Montemor-o-Novo a 27 de Outubro de 2011.
Scope and content
Contém livros de registos de óbito de pessoas que faleceram no Hospital de Santo André de Montemor-o-Novo, administrado pela Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade.
Arrangement
Organizado por secção, série e dentro da mesma ordenado cronologicamente.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical characteristics and technical requirements
Os livros estão em estado razoável.
Other finding aid
Disponível em htpp://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt
Related material
Ver PT/ADEVR/PRQEVR/MMN03/003 (Fundo: Paróquia de Nossa Senhora do Bispo, Série: Livros de registos de óbito).

Ver PT/ADEVR/PRQEVR/MMN14/003 (Fundo: Paróquia São Tiago do Castelo, Série: Livros de registos de óbito);

Ver PT/ADEVR/AL/ACMMN/001 (Fundo: Administração do Concelho de Montemor-o-Novo, Série: Livros de registos de óbito).
Publication notes
IPCM - Recenseamento dos Arquivos Locais, Câmaras e Misericórdias, Vol. 12 - Distrito de Évora, Junho 2000
Espanca, Túlio - Inventário Artístico do Distrito de Évora: concelhos de Arraiolos, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas, Vol. I, Lisboa, 1975.
A Misericórdia de Montemor-o-Novo: História e Património, Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, Montemor-o-Novo, 2008.
Creation date
29/03/2012 17:16:46
Last modification
20/04/2012 12:27:00