Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Pereira de Macedo, filho de António Nogueira e de Maria Baptista, natural da freguesia de Nossa Senhora dos Mártires da cidade de Lisboa, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00252
Title type
Atribuído
Date range
1711 Date is certain to 1714 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (187 f.), papel e pergaminho.
Scope and content
Constam: inquirições "de genere" que se fizeram em Torres Novas, naturalidade do avô paterno, António Nogueira Álvares, na cidade de Lisboa, naturalidade da avó paterna, Crispina Gomes, na freguesia de Baltar, Bispado de Lamego, naturalidade do avô paterno, Francisco Pereira, e na freguesia da Caparica, Arcebispado de Lisboa, naturalidade da avó materna, Antónia Gomes, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros e de Frei José de Jesus Maria, provisores das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora; o processo de património contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez a si mesmo o habilitando de uma morada de casas na Rua dos Cabides, sitas na freguesia de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa; Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para ordens de evangelho e missa; Provisão para ser adito na Igreja de São Pedro da cidade de Évora.

O habilitando estava ao serviço do Arcebispo de Évora, D. Simão da Gama. A avó paterna morava na casa do Visconde de Barbacena.

O habilitando ficou impedido de auferir ordens menores por fama de cristão novo pela parte paterna. Constam as alegações do habilitando defendendo que o impedimento a que fora sugeito não tinha fundamento (juntou certidões de baptismo do avô paterno e dos irmãos do mesmo, certidão em como era irmão de Frei António de Jesus Maria e a árvore genealógica dos ascendentes).
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 30, Proc. nº 253
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Falta o f. 1 e os f. 182 e 183 estão soltos. Alguns fólios estão queimados pela acidez da tinta e contêm trespasses da mesma que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
22/05/2012 10:27:01
Last modification
01/03/2024 12:18:52