Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Afonso Correia de Sousa, filho de Luís Correia Malhou e de Teresa de Jesus, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00302
Title type
Atribuído
Date range
1730 Date is certain to 1735 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (75 f.), papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" na vila de Coruche, naturalidade do avô materno, João Nunes, e na freguesia da Marmeleira, termo de Santarém, naturalidade da avó materna, Maria Francisca, por requisitória, secretas e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora; constam os autos de justificação de afinidade do habilitando com Manuel Gonçalves, seu primo pela parte paterna, natural da vila de Couruche, habilitado na Relação Eclesiástica de Évora. O habilitando era neto paterno de Afonso Malhou, natural freguesia da Azóia de Baixo, termo de Santarém, e de Domingas Francisca, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Abitureiras, termo de Santarém.

O habilitando foi boticário. Consta a sentença, a favor do habilitando, de dispensa da irregularidade de ter exercido o ofício de boticário.

Apesar do Acordão da Relação julgar o habilitando apto para receber ordens menores não consta que foi examinado e aprovado para as mesmas.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 36, Proc. nº 302
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Falta o f. 1. Alguns fólios possuem trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
25/05/2012 15:26:36
Last modification
01/03/2024 12:18:55