Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José António Cortes Paim, filho de Manuel Cortes Paim e de Mariana Josefa da Silva, natural de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00385
Title type
Atribuído
Date range
1749 Date is certain to 1757 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (342 f.), papel e pergaminho.
Scope and content
Constam: inquirições "de genere" que se fizeram na freguesia matriz da vila de Borba, naturalidade do avô paterno, Manuel Cortes Paim, na freguesia de Santo André de Estremoz, naturalidade da avó paterna, Maria Soares da Costa, e da avó materna, Catarina Maria dos Reis, e na freguesia de São Tiago de Estremoz, naturalidade do avô materno, Manuel Nogueira, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Estremoz e na cidade de Évora, por secretas e comissões de Frei Jerónimo da São José, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora; a certidão do inventário com que faleceram os pais da sua avó paterna do habilitando, Francisco Dias Seramilho e Antónia Rodrigues; o processo de património que contém, entre outros documentos, o traslado da escritura de doação que fez o pai do habilitando, os editais do património afixados na Igreja Matriz de Estremoz e na Igreja do Vidigão, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Carta de prima tonsura e ordens menores; Carta de ordens de epístola; Carta de ordens de evangelho; Breve de extra têmpora, do Papa Bento XIV, para ordens sacras.

O habilitando ficou impedido de auferir ordens por fama de cristão novo por parte dos avós paternos mas ficou provado ser infundado o impedimento. O habilitando alegou que o pai era irmão do Padre Bernardo Cortes Paim. Constam as inquirições "de genere" que se fizeram na cidade de Elvas, naturalidade de Isabel Domingas, avó paterna de Bernardo Cortes Paim (datam de 1726).

A avó paterna do habilitando era familiar do Padre Manuel Francisco da Natividade. No f. 63 consta a árvore genealógica da parte paterna do habilitando. Constam diversas certidões de baptismo e casamento dos avós, bisavós e trisavós paternos do habilitando.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 46, Proc. nº 385
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Falta o f. 1 e o f. 2 está truncado. Os f. 218 a 227 e os f. 323 a 327 encontram-se descosidos. Alguns fólios possuem trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
28/05/2012 14:29:05
Last modification
01/03/2024 12:18:59