Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de António Mendes Laço, filho de Valentim Mendes e Bernarda Luísa, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00516
Title type
Atribuído
Date range
1755 Date is certain to 1761 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (234 f.), papel.
Scope and content
Constam: inquirições "de genere" que se fizeram em Évora, naturalidade do avô paterno, Manuel Mendes, na vila de Montemor-o-Novo, naturalidade da avó paterna, Antónia da Trindade, na freguesia de São Geraldo, termo de Montemor-o-Novo, naturalidade do avô materno, José Luís, e na freguesia de São Gens, termo da mesma vila, naturalidade da avó materna, Sebastiana Martins, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Montemor-o-Novo e na cidade de Évora, por secretas e comissões de Frei Jerónimo de São José, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora; certidões dos baptismos do habilitando, dos pais e avós; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez ao habilitando D. Eugénia Patricia Manso de Medeiros, o edital do património afixado Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, as diligências de visita e avaliação do mesmo, e a carta de prima tonsura e ordens menores; e os documentos inerentes para receber ordens de evangelho (carta de ordens de epístola, mandados, comissões e secretas para se fazerem inquirições de “vita et moribus”, declarações em como não possuia impedimento para receber as ordens requeridas, declarações em como exercitara as mesmas, petições do habilitando para correr folha pelos escrivães do juízo da conservatória secular, da correição geral e do juízo eclesiástico, e os deferimentos para auferir as ordens).

O habilitando ficou impedido de receber ordens menores por fama de mulato por parte do avô materno e por não ficar esclarecida a naturalidade do avô paterno. O habilitando apresentou documentos comprovativos e revogatórios do impedimento, entre eles consta a árvore genealógica do avô paterno, em que prova que o mesmo é primo do Padre João Pinto (fl. 66). Foi provado que o impedimento não tinha fundamento.

O habilitando foi capelão da Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Novo.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 66, Proc. nº 516
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O f. 1 está fragilizado. Os f. 115, 116 e 117 estão soltos.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/00970 (Habilitação "de genere" de João Pinto, primo direiro do avô materno do habilitando);

PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/008/00077 (Processo de inquirições de "vita et moribus", a favor de António Mendes Laço, para ordens sacras).



Creation date
17/07/2012 10:31:05
Last modification
01/03/2024 12:19:07