Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de António José Rosado, filho de Baltazar Mateus e Maria Madalena de Jesus, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00534
Title type
Atribuído
Date range
1754 Date is certain to 1773 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (182 f.), papel e pergaminho.
Scope and content
Constam: inquirições "de genere" que se fizeram na Aldeia do Carvalho, termo da Covilhã, naturalidade do avô paterno, António Fernandes Sarzedo, na vila de Beringel, naturalidade da avó paterna, Margarida Figueira, e em Évora, naturalidade dos avós maternos, Francisco Rosado e Teresa Josefa, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Évora, por requisitória, secretas e comissões do Dr. Francisco Martins Palma e de Frei Jerónimo de São José, provisores das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora; contém as certidões de baptismo do habilitando, dos seus pais e dos avós paternos e maternos; e os documentos inerentes para receber ordens sacras (Breve de extra têmpora, do Núncio Apostólico Innocenzo Conti, para ordens de evangelho e missa, mandados, comissões e secretas para se fazerem inquirições de “vita et moribus”, declarações em como não possuia impedimento para receber as ordens requeridas, declarações em como exercitara as mesmas, petições do habilitando para correr folha pelos escrivães do juízo da conservatória secular, da correição geral e do juízo eclesiástico, e os deferimentos para auferir as ordens).

O habilitando ficou impedido de receber ordens menores por fama de mulato por parte da avó paterna mas foi dispensado do impedimento.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 69, Proc. nº 534
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/011/00361 (Processo de sub-rogação de património de António José Rosado, constam os títulos das fazendas com que constituiu património para ordens sacras).

Creation date
23/07/2012 12:27:32
Last modification
01/03/2024 12:19:08