Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Joaquim José, filho de António José Esparteiro e Teresa Josefa, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00540
Title type
Atribuído
Date range
1755 Date is certain to 1757 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (55 f.), papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram no lugar de Margalhos, freguesia do Couto de Cima, termo de Viseu, naturalidade do avô paterno, Sebastião Rodrigues, na cidade de Évora, naturalidade da avó paterna, Josefa Francisca, e do avós maternos, Simão Rodrigues Cachaço e Maria Correia, por requisitória, secretas e comissões de Frei Jerónimo de São José, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora. Contém as certidões de baptismo do habilitando, dos pais e dos avós paternos e maternos.

O habilitando ficou impedido de ser promovido a ordens menores por fama de mulato por parte da mãe. A bisavó materna do habilitando, Catarina Coelho, tinha fama de descender de mulatos cativos.

O habilitando era sobrinho pela parte materna de António Rodrigues que tinha sido impedido de ser promovido a ordens menores por fama de mulato por parte da mãe (1726).
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 69, Proc. nº 540
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O f. 2 está um pouco fragilizado mas, de uma maneira geral, o processo está em estado razoável.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00541 (Processo de habilitação "de genere" de António Rodrigues, tio materno do habilitando).
Creation date
24/07/2012 17:14:27
Last modification
01/03/2024 12:19:08