Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João António Velez, filho de José Velez Guerreiro e de Mariana Madeira, natural da freguesia de Santo André de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00757
Title type
Atribuído
Date range
1773 Date is certain to 1779 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (236 f.); papel e pergaminho.
Scope and content
O pai era natural da freguesia de São Miguel de Machede, termo de Évora, e a mãe natural da freguesia de Santa Vitória do Ameixial, termo de Estremoz.

Neto paterno de José Vicente natural da freguesia de Santo André de Estremoz e de Teresa Maria natural da freguesia de São Lourenço da cidade de Portalegre.

Neto materno de Manuel Pires natural da freguesia de Avelar, Bispado de Coimbra, e de Maria Madeira natural da freguesia de Santo André de Estremoz.

Constam: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e dos avós maternos; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez ao habilitando o Cónego Manuel Pires Madeira, consta a certidão em como o Cónego Manuel Pires Madeira renunciou à sua prebenda a favor do Padre Sebastião Soares de Sousa Evangelho, nomeando-o para seu coadjutor perpétuo e futuro sucessor com o encargo de várias pensóes, entre as quais consta uma a favor do habilitando; Breve de extra têmpora, do Núncio Apostólico, para ordens sacras.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 93, Proc. nº 757
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Creation date
26/11/2012 17:18:50
Last modification
01/03/2024 12:19:20