Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Gaspar da Rocha, filho de António da Rocha e de Nárcisa da Encarnação, natural da freguesia de Santo André de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00805
Title type
Atribuído
Date range
1775 Date is certain to 1782 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (175 f.); papel.
Scope and content
O pai do habilitando era natural da freguesia Matriz de Vila Viçosa e a mãe natural da freguesia de São Bento do Ameixial, termo de Estremoz.

Neto paterno de João da Rocha natural da freguesia de São Bartolomeu de Vila Viçosa, e de Luísa Mendes natural da freguesia Matriz de Vila Viçosa.

Neto materno de Manuel Rodrigues Consciência natural da freguesia de São Tiago da vila de Castro Marim, e de Mariana da Encarnação natural da freguesia de São Bento do Ameixial, termo de Estremoz.

Consta: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e dos avós maternos; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de património para ordens sacras que fez o padrinho do habilitando, Gaspar da Fonseca Pessanha e Castro, Fidalgo da Casa Real, e a cópia da escritura de compra, de umas casas nobres com quintal e lagar, em frente da Fonte das Bicas em Estremoz, que comprou o mesma a D. Luísa Joaquina Vieira da Costa, o edital do património afixado na Sé da cidade de Évora, e as diligências de visita e avaliação do património.

Só consta que foi examinado e aprovado para auferir de ordens de epístola.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 99, Proc. nº 805
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Alguns fólios possuem trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos. O f. 158 está solto.
Creation date
27/11/2012 14:39:41
Last modification
01/03/2024 12:19:23