Available services

Processo de habilitação “de genere” de

Francisco Inácio Moreira, filho de Luís Moreira e de Maria de Jesus, natural da freguesia de Santo Antão da cidade de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00882
Title type
Atribuído
Date range
1775 Date is certain to 1784 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (239 f.); papel.
Scope and content
O pai do habilitando era natural da freguesia de Santa Vitória do Ameixial, termo de Estremoz, e a mãe era natural da freguesia de São Miguel de Palhacana, termo de Alenquer, Patriarcado de Lisboa.

Neto paterno de Manuel Martins Folgado, natural da freguesia de Alvoco da Serra, Bispado da Guarda, e de Catarina Maria, natural de Santa Vitórioa do Ameixial, termo de Estremoz.

Neto materno de Matias de Almeida, natural da freguesia de São Miguel de Palhacana, e de Mariana de Jesus, natural da cidade de Évora.

Constam: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais e da avó paterna; os autos de justificação da fraternidade da mãe do habilitando com António de Almeida, pai do Padre Inácio de Almeida; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez ao habilitando Margarida da Graça, serva no Mosteiro de Nossa Senhora da Saudação de Montemor-o-Novo, a escritura de dote para ordens sacras que fez o Doutor Luís Lopes Machado, prior da freguesia de São Bento do Mato, padrinho do habilitando, os editais do património afixados na Sé e na Igreja de Santo Antão da cidade de Évora, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve de extra têmpora, do Núncio Apostólico, a favor do habilitando, para ordens sacras.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 108, Proc. nº 882
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Related material
(PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00568)

Processo de habilitação “de genere” de Inácio de Almeida, filho de António de Almeida e Teodora Maria, primo materno do habilitando).
Creation date
28/11/2012 15:50:00
Last modification
01/03/2024 12:19:28