Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de

António José da Silva, filho de Francisco Maurício de Oliveira e de Vicência Joaquina Rosa, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00893
Title type
Atribuído
Date range
1777 Date is certain to 1781 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (194 f.); papel e pergaminho.
Scope and content
O pai do habilitando era médico do partido da vila de Benavente. Os pais do habilitando eram naturais de Benavente.

Neto paterno de Silvestre da Silva Ferreira, natural do lugar de Figueiras Podres, freguesia de Nossa Senhora da Graça da Torre de Vale de Todos, Bispado de Coimbra, e de Maurícia dos Anjos, natural da freguesia Matriz de Benavente.

Neto materno de Manuel da Silva, natural de Benavente, e de Catarina da Encarnação, natural da de Salvaterra de Magos, termo de Santarém.

Constam: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, da avó paterna e dos avós maternos; os autos de justificação da fraternidade do pai do habilitando com António da Silva; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, uns autos de justificação civel em que foi autor o habilitando para provar que as casas com que constituiu património foram compradas pelos pais a João da Cunha da Ribeira Tojal e a sua mulher Guiomar Catarina de Padilha Salazar, pessoas nobres e possuidores até à data da escritura de compra das ditas fazendas; o edital do património afixado na Igreja Matriz de Benavente, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve de extra têmpora, do Núncio Apostólico, passado a favor do habilitando, para ordens de diácono e de presbítero.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 110, Proc. nº 893
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02060

(Processo de habilitação de genere de António da Silva, filho de Silvestre da Silva Ferreira e de Maurícia dos Anjos, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores).

Creation date
28/11/2012 16:32:14
Last modification
01/03/2024 12:19:28