Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Estêvão José Vieira de Melo, filho de João José Vieira e de Maria Bárbara de Melo Guedes Correia, natural da freguesia de Santo Antão da cidade de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01554
Title type
Atribuído
Date range
1831 Date is certain to 1842 Date is certain
Dimension and support
1 proc., papel.
Extents
90 Folhas
Scope and content
O pai era natural da freguesia de São Tiago da cidade de Évora e a mãe natural da freguesia de São Pedro da mesma cidade.

Neto paterno de Joaquim José Vieira e de Francisca Inácia Nárcisa, naturais da cidade de Évora.

Neto materno de Francisco José Guedes de Melo, escrivão da Câmara da cidade de Évora, natural da freguesia de São Mamede da mesma cidade, e de mãe incógnita.

Constam os autos de justificação da fraternidade do pai do habilitando com o Padre Estêvão José Vieira; as certidões de baptismo do habilitando, dos pais e do avô materno; o processo de património que contém, entre outros documentos, a certidão da escritura de esponsais e dote que fizeram entre si o Dr. Joaquim José Vieira e D. Francisca Inácia Nárcisa com Francisco José Guedes de Melo para se efectuar o mesmo contrato entre João José Vieira e Maria Bárbara de Melo Guedes Correia (1804), a escritura de doação para património que fizeram os pais do habilitando, de uma morada de casas na cidade de Évora, sitas na Rua de Pedro Colaço, o edital do património afixado na freguesia da Sé de Évora e as diligências de visita e avaliação do mesmo.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 191, Proc. nº 1554
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está fragilizado. Possui fólios com manchas de humidade e corroídos pela mesma, bem como rendilhados provocados pela acção de insectos.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/009/00206 (Processo de habilitação "de genere" de Estêvão José Vieira, filho de Joaquim José Vieira e de Francisca Inácia Narcisa, natural de Évora, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras).
Creation date
20/12/2012 16:59:53
Last modification
01/03/2024 12:20:05