Câmara Eclesiástica de Évora

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR
Title type
Atribuído
Parallel title
Câmara Eclesiástica de Évora
Date range
1361 Date is certain to 1910 Date is certain
Dimension and support
320 m.l.
Extents
320 Metros lineares
Biography or history
A Câmara Eclesiástica era a repartição que se ocupava dos bens e direitos temporais da Diocese.

As suas funções eram essencialmente financeiras tendo adquirido no século XV funções judiciais.

Em 1831 perdeu parte das suas atribuições judiciais e com a extinção dos Estados Pontifícios em 1870 perde as suas funções temporais.
Geographic name
Évora
Custodial history
A documentação do Arquivo Histórico da Câmara Eclesiástica de Évora foi incorporada em 1913 no Arquivo Distrital de Évora.
Acquisition information
A documentação do Arquivo Histórico da Câmara Eclesiástica de Évora foi incorporada em 1913 no Arquivo Distrital de Évora.
Scope and content
No âmbito das suas funções temporais e espirituais, a Câmara Eclesiástica de Évora foi responsável pela produção e guarda da seguinte documentação:

Habilitações a Ordens (Habilitações a Prima Tonsura, a Ordens Menores, a Ordens de Epístola, Ordens de Evangelho, a Ordens de Missa, a Ordens Sacras, Compatriotas, Diligências de Estilo de Vida e Costumes, Justificação de Parentesco, Justificação de Pureza de Sangue, Processos de sub-rogação de Património, Habilitações "de Genere", Processos de Requisitórias, Dispensas de luto, Dispensas de idade para ordens, Matriculas a Ordens, Breves de secularização, Breves de Extra-Tempora, Processos sobre Missa Votiva, Breves de dispensas de Irregularidades e Petições); Processos Matrimoniais (Dispensas matrimoniais justificação de bens, pobreza e aptidão de fé); Processos Cíveis e Crimes; Capelas e Ermidas; Igrejas; Oratórios; Sacrários; Legados Pios (Testamentos, Livros de distribuição e de registo das missas de capelas instituídas, Instituição de Capelas/Missas, Redução de Capelas/Missas); Colegiadas; Irmandades e Confrarias; Conventos; Visitas Pastorais; Róis de Confessados; Cargos e Benefícios; Culto-Festividades; Petições, Escrituras; Receitas e Despesas e Correspondência.
Documental typology
Papel, pergaminho e velino
Stamps
Contém selos em lacre, selos pendentes, entre outros
Arrangement
Classificação funcional e cronológica.
Access restrictions
Acesso livre com exceção da documentação que se encontra em mau estado de conservação
Conditions governing use
Acesso livre com exceção da documentação que se encontra em mau estado de conservação
Language of the material
Português e Latim
Physical characteristics and technical requirements
Alguma documentação encontra-se em mau estado de conservação.
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE ÉVORA - [base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Disponível no sítio web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização permanente.
Notes
O Fundo Histórico da Câmara Eclesiástica de Évora foi tratado por Paulina Margarida Rodrigues Araújo, no Mestrado em Ciências de Informação e Documentação - Ramo Arquivo, no âmbito de um protocolo entre a Universidade de Évora e o Arquivo Distrital de Évora: Título: Câmara Eclesiástica de Évora: Catálogo/Inventário

Autor: Araújo, Paulina Margarida Rodrigues

Na Colecção: BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado - Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, Ramo Arquivo. Universidade de Évora. 2013.



O Quadro de Classificação, (com exceção da Secção A, das Séries 001 até à 012), foi criado no referido Mestrado em Ciências de Informação e Documentação - Ramo Arquivo.
Creation date
22/02/2011 00:00:00
Last modification
03/01/2024 11:50:50
Record not reviewed.