Paróquia de Mourão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADEVR/PRQ/MOU03
Title type
Atribuído
Date range
1622 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
3 m.l.
Extents
3 Metros lineares
Biography or history
Também denominada Paróquia de Nossa Senhora das Candeias.

A fundação desta paróquia data do século XIII, localizando-se num local, junto ao Guadiana, denominado Vila Velha, que foi abandonada por insalubridade.

Foi povoada em 1226, por Gonçalo Egas, prior dos Hospitalários, que lhe concedeu Foral confirmado por D. Dinis e renovado por D. Manuel em 1 de Julho de 1510.

D. Dinis enobreceu a povoação com um forte castelo fundado em 1298, porém a torre de menagem foi obra de seu filho D. Afonso IV. Este mandou começar e fazer o actual castelo em 1 de Março de 1343, o que leva a crer que nesta data já a povoação se havia mudado para o alto onde assenta a fortaleza. No primeiro quartel de do século XVI aparece nos desenhos de Duarte de Armas uma igreja fora do castelo e, junto a ele, provavelmente a paróquia.

Mourão, em 1839, pertence à Comarca de Elvas, em 1852, à de Monsaraz e em 1862 à Comarca de Redondo. Actualmente pertence à Comarca de Reguengos de Monsaraz.

Em 1840 a vila de Mourão, juntamente com as freguesias de Granja, Luz e São Leonardo, constituíam o Concelho de Mourão, extinto pelo Decreto de 24 de Outubro de 1853, passando a vila e as ditas freguesias a fazer parte do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Por Decreto de 17 de Setembro de 1861 elevou-se Mourão a concelho, composto pelas mesmas freguesias.

O orago é Nossa Senhora das Candeias.
Acquisition information
Documentação transferida da Conservatória do Registo Civil de Mourão a 11 de Setembro de 2000 e do Instituto dos Registos e Notariado de Mourão a 17 de Novembro de 2011.
Scope and content
Contém livros de registos de baptismo, de casamento e de óbito.
Arrangement
Classificação funcional e ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação de consulta livre excepto se a mesma estiver em mau estado de conservação.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo impresso e em suporte electrónico.
Alternative form available
Existem livros em duplicado de 1860 a 1896.