Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João Baptista Penedo, filho de António Rodrigues Maçano e de Joana Gomes, natural de Alcácer do Sal, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01004
Title type
original
Date range
1704 Date is certain to 1707 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (223 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando foi denunciado de ser cristão novo e mulato por parte da avó materna, Vicência Pinheiro. Foi dispensado do impedimento. Quando se habilitou a ordens de epístola residia na cidade de Tavira.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na vigararia de Montemor-o-Novo, na vila de Grândola, na vila de Alcácer do Sal e no Bispado de Faro, a favor do habilitando, por comissões e requisitória do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, o traslado da escritura de dote que lhe fez Francisco Caeiro, lavrador da Herdade dos Gagos, sita em Selmes, e os autos de posse das fazendas pertencentes ao mesmo, o edital do património afixado na Igreja de Selmes e as diligências de visita e avaliação do mesmo; carta de prima tonsura e ordens menores; Breve Apostólico, do Papa Clemente XI, de extra têmpora (em pergaminho) para todas as ordens sacras; carta de adito para a paróquia de São Pedro da cidade de Évora.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1004, Mç. nº 42
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Possui fólios queimados pela acidez da tinta.
Creation date
26/01/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:26