Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro de registos de baptismo

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/ADEVR/PRQ/MMN03/001/0065
Title type
Atribuído
Date range
1876 Date is certain to 1876 Date is certain
Dimension and support
1Lv. (32 fl.: 21 fl. ms. num., 11 fl. em branco num.); encadernação em cartão revestido por tecido.
Extents
1 Livros
Biography or history
A Paróquia de Nossa Senhora do Bispo, de Montemor-o-Novo, confunde-se, em grande medida, com a da própria Vila, hoje Cidade, de que fez parte.

A origem da Freguesia está na edificação, na parte ocidental da Vila amuralhada, nas primeiras décadas do século XIV, de uma nova igreja paroquial, a juntar às já existentes, onde a população se juntava para cumprir os seus deveres religiosos.

A designação do Bispo deve-se ao facto de o respectivo padroado e rendas pertencerem ao Bispo de Évora, enquanto os da igreja de Santa Maria da Vila estavam entregues ao Cabido da mesma Cidade.

O cardeal infante D. Afonso, bispo de Évora, mandou reconstruir a Igreja em 1534. A mesma foi ainda objecto de obras de beneficiação no fim do século XVII e no século XVIII, que fizeram dela o mais sumptuoso templo da Vila. É tradição que nela foi baptizado, em 1495, João Cidade, mais tarde canonizado como São João de Deus.

Durante séculos, embora a maioria dos paroquianos vivesse já fora dos muros, a sede religiosa da Freguesia continuou dentro da cerca. Só em 1843 a sede desta Paróquia foi transferida para a Igreja do extinto Convento de São João de Deus (Igreja Matriz).

A Freguesia inclui as localidades de S.Geraldo, Fazendas do Cortiço, Ferro da Agulha, Cavaleiros, São Gens e uma parte da Maia.

O orago é Nossa Senhora.
Scope and content
Contém registos de baptismo.
Access restrictions
Documentação de consulta livre
Physical location
Lv. 116, Cx. 18
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A encadernação está fragilizada.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
17/02/2016 17:21:04