Digital representation
Digital representation thumbnail

Livro de registos de óbitos.

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/ADEVR/PRQ/MMN03/003/0002
Title type
original
Date range
1611-06-25 Date is certain to 1621-02-01 Date is certain
Dimension and support
1Lv. (75 fl. ms. num.); encadernação em pergaminho.
Extents
1 Livros
Biography or history
A Paróquia de Nossa Senhora do Bispo, de Montemor-o-Novo, confunde-se, em grande medida, com a da própria Vila, hoje Cidade, de que fez parte.

A origem da Freguesia está na edificação, na parte ocidental da Vila amuralhada, nas primeiras décadas do século XIV, de uma nova igreja paroquial, a juntar às já existentes, onde a população se juntava para cumprir os seus deveres religiosos.

A designação do Bispo deve-se ao facto de o respectivo padroado e rendas pertencerem ao Bispo de Évora, enquanto os da igreja de Santa Maria da Vila estavam entregues ao Cabido da mesma Cidade.

O cardeal infante D. Afonso, bispo de Évora, mandou reconstruir a Igreja em 1534. A mesma foi ainda objecto de obras de beneficiação no fim do século XVII e no século XVIII, que fizeram dela o mais sumptuoso templo da Vila. É tradição que nela foi baptizado, em 1495, João Cidade, mais tarde canonizado como São João de Deus.

Durante séculos, embora a maioria dos paroquianos vivesse já fora dos muros, a sede religiosa da Freguesia continuou dentro da cerca. Só em 1843 a sede desta Paróquia foi transferida para a Igreja do extinto Convento de São João de Deus (Igreja Matriz).

A Freguesia inclui as localidades de S.Geraldo, Fazendas do Cortiço, Ferro da Agulha, Cavaleiros, São Gens e uma parte da Maia.

O orago é Nossa Senhora.
Scope and content
Contém registos de óbito. A encadernação é um fragmento de um documento manuscrito em francês, que não foi possível identificar. Os registos de óbito complementam os registos do lv. 69 (PT-ADEVR-PRQEVR-MMN03/3/1). No fl. 79 v. consta um registo, de 16 de Novembro de 1616, da passagem do Bispo do Algarve, D. Fernão Martins Mascarenhas, pela vila da Montemor-o-Novo, quando se deslocava a Lisboa para tomar posse do cargo de Inquisidor Geral. Foi recebido com grande pompa na vila e especialmente por D. Catarina (esposa de D. Fernão Martins sobrinho do bispo) que viria a falecer nessa mesma noite. A mesma foi enterrada no Mosteiro de São Domingos, a cerimónia fúnebre encontra-se descrita ao pormenor
Access restrictions
Documentação de consulta condicionada.
Physical location
Lv. 70, Cx. 13
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A encadernação está fragilizada. Os fólios possuem trespasses e borrões de tinta e, por vezes, encontram-se queimados e corroídos pela acidez da mesma o que dificulta a leitura dos registos. O fl. 29 encontra-se descosido. Faltam os fl. 32, 50, 51,66 e 75.
Type of container
Outro
Creation date
4/7/2011 12:00:00 AM
Last modification
1/8/2014 10:29:42 AM