Digital representation
Digital representation thumbnail

Livro de registos de óbitos.

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/ADEVR/PRQ/MMN03/003/0011
Title type
original
Date range
1707-03-24 Date is certain to 1716-05-09 Date is certain
Dimension and support
1Lv. (96 fl. ms. num.); encadernação em pergaminho.
Extents
1 Livros
Biography or history
A Paróquia de Nossa Senhora do Bispo, de Montemor-o-Novo, confunde-se, em grande medida, com a da própria Vila, hoje Cidade, de que fez parte.

A origem da Freguesia está na edificação, na parte ocidental da Vila amuralhada, nas primeiras décadas do século XIV, de uma nova igreja paroquial, a juntar às já existentes, onde a população se juntava para cumprir os seus deveres religiosos.

A designação do Bispo deve-se ao facto de o respectivo padroado e rendas pertencerem ao Bispo de Évora, enquanto os da igreja de Santa Maria da Vila estavam entregues ao Cabido da mesma Cidade.

O cardeal infante D. Afonso, bispo de Évora, mandou reconstruir a Igreja em 1534. A mesma foi ainda objecto de obras de beneficiação no fim do século XVII e no século XVIII, que fizeram dela o mais sumptuoso templo da Vila. É tradição que nela foi baptizado, em 1495, João Cidade, mais tarde canonizado como São João de Deus.

Durante séculos, embora a maioria dos paroquianos vivesse já fora dos muros, a sede religiosa da Freguesia continuou dentro da cerca. Só em 1843 a sede desta Paróquia foi transferida para a Igreja do extinto Convento de São João de Deus (Igreja Matriz).

A Freguesia inclui as localidades de S.Geraldo, Fazendas do Cortiço, Ferro da Agulha, Cavaleiros, São Gens e uma parte da Maia.

O orago é Nossa Senhora.
Scope and content
Contém registos de óbitos de menores. Não possui termo de abertura.
Access restrictions
Documentação de consulta condicionada.
Physical location
Lv. 79, Cx. 14
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A encadernação está truncada. Os fólios possuem trespasses e borrões de tinta e, por vezes, encontram-se queimados e corroídos pela acidez da mesma o que dificulta a leitura dos registos. O fl. 77 está descosido.
Type of container
Outro
Creation date
4/8/2011 12:00:00 AM
Last modification
1/8/2014 11:05:39 AM