Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João Rosado Adão, filho de António Dias Adão e de Maria Rosado, natural da vila do Vimieiro, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02241
Title type
original
Date range
1725 Date is certain to 1734 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (182 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando ficou impedido de auferir ordens menores por fama de cristão novo por parte do avô paterno Pedro Dias, de alcunha o Coxo. habilitando apresentou documentos comprovativos e revogatórios do impedimento. Entre eles consta a árvore genealógica da ascêndencia paterna (fl. 48) e a certidão da Carta de Familiar do Santo Ofício de José Luís neto de Maria Dias, prima do pai do habilitando, e diversas certidões de baptismo e casamento. Ficou provado que era infundado o impedimento.

Constam inquirições de genere que se fizeram na vila do Vimieiro e na freguesia de Santa Justa, termo da mesma vila (hoje pertencente a Arraiolos) e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila do Vimieiro e na cidade de Évora, por comissões do Dr. Manuel Ávares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez a si mesmo o habilitando de uma capela que lhe fora doada por Catarina Leal, sua tia, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Matriz da vila do Vimieiro; Breves de extra têmpora e de suprimento de idade, do Papa Clemente XII, para ordens de evangelho e de missa (em pergaminho).
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2241, Mç. nº 164
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se fragilizado. Possui rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
10/05/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:30