Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Francisco de Mira Touro, filho de António Luís Touro e de Francisca de Mira, natural de Viana do Alentejo, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00055
Title type
Atribuído
Date range
1703 Date is certain to 1710 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (187 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Viana do Alentejo e em Vila Ruiva, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Viana do Alentejo, na vila de Cuba, termo do Bispado de Beja, e na cidade de Évora, por comissões e secretas do Dr. Vicente Amado de Brito e do Dr. José Borges de Barros, provisores das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Nas inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Viana houve algumas denúncias de que o avô paterno do habilitando, António Broeiro, era cristão novo por ser natural de Alvito, filho de Catarina Dias, de alcunha a delicada. Por acordão da Relação Eclesiástica ficou deliberado que era falsa a denúncia, porque o habilitando era primo do Padre Gaspar Jorge e do Padre Manuel Touro ambos habilitados na Relação Eclesiástica de Évora e netos da dita Catarina Dias.

Consta o Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para ordens de evangelho e missa e o Breve de suplemento de idade para auferir as mesmas.

Não possui o processo de património para auferir ordens sacras.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 4, Proc. nº 56
Language of the material
Português e latim
Physical characteristics and technical requirements
Faltam os fl. 109 a 142. Os fólios encontram-se soltos.
Creation date
30/01/2012 12:40:56
Last modification
25/09/2024 14:33:24