Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Francisco Xavier, filho de António Dias e de Catarina do Espírito Santo, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Lisboa, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00063
Title type
Atribuído
Date range
1701 Date is certain to 1710 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (110 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Francisco Xavier encontrava-se recolhido na Congregação do Oratório de Nossa Senhora da Conceição da vila de Estremoz, e requereu que se fizesse as suas deligências “de genere”para poder servir nos ministérios da mesma.

Constam inquirições “de genere”, a favor do habilitando, que se fizeram na freguesia de Afonsim, termo de Vila Pouca de Aguiar e na freguesia de Fonte Coberta, termo de Barcelos, ambas do Arcebispado de Braga e na freguesia de Romariz, termo de Santa Maria da Feira, Bispado do Porto, por requisitória do Dr. Vicente Amando de Brito, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património para ordens sacras que contém, entre outros documentos, o traslado da escritura com que se dotou o habilitando de umas casas na Rua de Banhos, na vila de Estremoz; a carta de arrematação das ditas casa, que pertenciam a Afonso Mendes, boticário, que comprou o habilitando; o Edital do património afixado na Igreja de Santo André de Estremoz e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens de epístola, evangelho e missa.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 5, Proc. nº 65
Language of the material
Português e latim
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
01/02/2012 11:47:38
Last modification
01/03/2024 12:18:40