Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere”de Francisco Gomes Pereira, filho de Manuel Marinho Pereira e de Maria Lopes, natural de Vila Viçosa, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00065
Title type
Atribuído
Date range
1704 Date is certain to 1709 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (184 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições “de genere”, a favor do habilitando, que se fizeram em Vila Viçosa, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na mesma vila e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património para ordens sacras que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para clérigo que fez Bartolomeu Gomes, entalhador, cunhado do habilitando, de quatro partes de uma courela de vinha sita no sítio de Trás dos Montes, no termo de Vila Viçosa; o edital do património afixado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Consta Breve de extra têmpora, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens de epístola, evangelho e missa. Consta a carta de prima tonsura, ordens menores e ordens de epístola. Contém Breve de suplemento de idade para ordens de missa.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 6, Proc. nº 67
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os últimos fólios estão em mau estado de conservação. Possuem manchas de humidade e cancro roxo.
Creation date
01/02/2012 15:02:16
Last modification
01/03/2024 12:18:41