Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Gaspar Rodrigues da Silva, filho de Manuel Rodrigues Pequeno e de Isabel Nunes da Silva, natural de Setúbal, compatriota do Arcebispado de Évora, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00085
Title type
Atribuído
Date range
1707 Date is uncertain to 1736 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (129 fls.), em papel.
Scope and content
O habilitando quando se habilitou a ordens menores era criado de D. Simão da Gama, Arcebispo de Évora (era familiar comensal e trienal).

Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Setúbal e na vila de Palmela, ambas do Arcebispado de Lisboa, por requisitórias do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere”do Arcebispado de Évora, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora, por secretas e comissões do mesmo provisor.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, o traslado da escritura de dote para ordens sacras, que fez ao habilitando Baltazar Preto da Silva tio materno do mesmo, de uma vinha sita no posto do Mouro em Setúbal; o traslado dos autos de contas do testamento com que faleceu o Padre Manuel dos Santos, irmão de Baltazar Preto da Silva; bem como o traslado dos títulos das fazendas pertencentes ao dote.

Só consta deferimento para auferir ordens de epístola, data o mesmo de 1708.

No fl. 123 consta o processo de sub-rogação de património do Padre Gaspar Rodrigues da Silva, então beneficiado curado na Sé da cidade de Évora. No mesmo constam, entre outros documentos, a carta de colacção e confirmação do benefício curado, chamado capelania, na Santa Sé de Évora, que vagou por falecimento do Padre Manuel Gomes, a favor do Padre Gaspar Rodrigues da Silva, e o auto de posse do mesmo benefício (datam de 1735 e 1736).
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 8, Proc. nº 87
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
07/02/2012 14:22:15
Last modification
01/03/2024 12:18:42