Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de António Barreto da Silveira, filho de Manuel Martins Barreto e de Catarina da Silveira, natural de Sousel, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00096
Title type
Atribuído
Date range
1709 Date is uncertain to 1710 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (155 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Sousel e na freguesia de São Lourenço de Mamporcão, termo da vila de Estremoz, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila Sousel e na cidade de Évora, por secretas e comissões do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a certidão de inventário e folha de partilhas que se fizeram por falecimento do pai do habilitando; a escritura de doação que fez a mãe do habilitando, de uma tapada e uma courela de semear pão, denominada do Talho, sita em Sousel; o edital de património afixado na Igreja de Matriz da vila de Sousel, e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Constam também carta de prima tonsura e ordens menores do habilitando, Breves extra têmpora e de suplemento de idade, do Papa Clemente XI, para ordens de evangelho e de missa e carta de adito na Igreja de São Mamede da cidade de Évora.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 10, Proc. nº 98
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Falta o fl. 1 e os fl. 146 ao 151 encontram-se descosidos.
Creation date
09/02/2012 16:11:42
Last modification
01/03/2024 12:18:42