Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Coelho, filho de Pedro Coelho e de Maria das Neves, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00097
Title type
Atribuído
Date range
1709 Date is uncertain to 1713 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (243 fls.), em papel e pergaminho.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Montemor-o-Novo e na freguesia de Louriceira, termo da vila de Alcanena, por secretas, comissões e requisitória do Dr. José Borges de Barros, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila Montemor-o-Novo e na cidade de Évora.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a certidão, passada por António Monteiro Perdigão, escrivão da Confraria das Almas da vila de Montemor-o-Novo, da nomeação do habilitando para a capela que instituiu, na dita confraria, Brás Rodrigues e sua irmã Isabel Rodrigues, que vagara por desistência do Padre Manuel Pais; a escritura de doação para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando de três courelas de vinhas grandes, no sítio de Barcadelas, e um olival no sítio do Abadinho; os títulos das fazendas dotadas (datam de 1664 a 1703); o edital de património afixado na Igreja de Matriz da vila de Montemor-o-Novo, e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Constam também a carta de subdiácono do habilitando e o Breve extra têmpora, do Papa Clemente XI, para ordens de evangelho e de missa, a favor do mesmo.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 10, Proc. nº 99
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Faltam os fl. 1 e 2. Alguns fólios encontram-se fragilizados pela acidez da tinta.
Creation date
09/02/2012 16:44:30
Last modification
01/03/2024 12:18:42